Sim. O espectador é um personagem fundamental no bullying. É comum pensar que há apenas dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito.
O espectador típico é uma testemunha dos fatos, pois não sai em defesa da vítima nem se junta aos autores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva pode ocorrer por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido.
Os que atuam como plateia ativa ou como torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo também são considerados espectadores. Eles retransmitem imagens ou fofocas. Geralmente, estão acostumados com a prática, encarando-a como natural dentro do ambiente escolar. ''O espectador se fecha aos relacionamentos, se exclui porque ele acha que pode sofrer também no futuro.
Se for pela internet, por exemplo, ele apenas repassa a informação. Mas isso o torna um coautor'', explica a pesquisadora Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868).
Fonte: Revista Nova Escola
Projeto Preconceito e violência na escola, realizado pela EMEF Dona Jenny Gomes em São Paulo - Capital.
Como surgiu este Projeto
A decisão de fazer o blog justifica-se pela facilidade de comunicação e articulação entre os diferentes anos dos ciclos por meio da linguagem virtual.
A ideia do projeto surgiu da necessidade de alunos e professores discutirem a questão da convivência, uma vez que alguns alunos vem demostrando insatisfação e tristeza com atitudes de intolerância de alguns colegas frente a diversidade de opiniões, comportamentos e de estruturas físicas.
A ideia do projeto surgiu da necessidade de alunos e professores discutirem a questão da convivência, uma vez que alguns alunos vem demostrando insatisfação e tristeza com atitudes de intolerância de alguns colegas frente a diversidade de opiniões, comportamentos e de estruturas físicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu concordo mesmo nao participando mais ele ta lá pra fala pra fazer fofoca pra rir da pessoa mesmo ele se sentindo mal com os praticadores eu acho que e o medo de ser a prossima vitima
ResponderExcluireu concordo mesmo nao participando mais ele ta lá pra fala pra fazer fofoca pra rir da pessoa mesmo ele se sentindo mal com os praticadores eu acho que e o medo de ser a prossima vitima
ResponderExcluirLuana 7°c
Eu concordo com o artigo...mesmo não praticando o ato,alguém que assiste a agressão também é considerado um praticante de bullying.
ResponderExcluirFernanda 8ªA
O espectador também participa do Bullying Chamou mais uma fez minha atenção, gostei do titulo super legal. Mas a palavra Bullying Conbina com tudo mas sempre temos que lembra não faça bullyng.
ResponderExcluirSabrina Sousa nº33 5ªC
Eu adorei esse texto está demais
ResponderExcluirBrendha 5c